segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Terezinha Rêgo: uma vida dedicada à fitoterapia

Anne Santos

Doutora em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Fitoterapia pela Universidade de Havana (Cuba), Terezinha Rego é uma das pioneiras na pesquisa de plantas com potencial terapêutico no país, ramo em que atua há quase 50 anos. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente, como demonstram os prêmios que recebeu na Espanha, na Inglaterra e na China.

O interesse pelas plantas começou desde cedo. “Aos oito anos, fiquei intrigada ao perfurar um amendoim e notar que a semente liberava um líquido amarelado, que hoje sei tratar-se do óleo essencial. E decidi cultivar amendoins para observar seu ciclo de crescimento”, lembra.

O avô de Terezinha foi outro grande influenciador. “Ele tinha uma grande sensibilidade para os problemas sociais da nossa região. Então, ele pesquisava plantas para ajudar a população da pequena cidade de Cajapió, onde passávamos as férias, e que não dispunha de praticamente nenhum acesso ao sistema de saúde para se tratar. Eu tinha apenas um ano quando ele faleceu, mas cheguei a usar sua balança de plantas em meus estudos”.

Quando teve que escolher uma profissão, ela não pensou duas vezes: Farmácia. O curso foi concluído em 1957 passando a trabalhar, inicialmente, nas invasões e periferias de São Luís. Foi nesse período que nasceu a sua preocupação com as pessoas que vinham do interior acostumadas a tratar doenças com ervas e que na capital não encontravam as mesmas plantas.

Em 1960, ela se afasta desse trabalho e migra para São Paulo afim de fazer seu doutorado em Botânica Geral. Ao retornar, em 1965, a fitoterapeuta recomeçou em uma invasão chamada Padre Xavier e incentivava a comunidade a plantar ervas medicinais. “Quando eu voltei do doutorado, fiz também concurso para professora da UFMA e fui aprovada, passando a me dedicar totalmente à pesquisa”, completa Terezinha.

Botânica apaixonada

A fitoterapeuta pesquisa há mais de 45 anos a flora medicinal maranhense e vem dando ao longo desses anos contribuição inestimável ao estudo das plantas medicinais, inclusive muitas já sendo produzidas em hortas comunitárias para fabricação de medicamentos largamente utilizados na sociedade maranhense, especialmente nas comunidades quilombolas. A vida dedicada à medicina alternativa já rendeu dois livros: Fitogeografia das Plantas Medicinais no Maranhão e 50 Chás Medicinais da Flora do Maranhão.

Terezinha Rêgo é uma profissional com inúmeras homenagens e prêmios nacionais e internacionais, em razão dos seus grandes trabalhos e pesquisas científicas. Entre eles destaca-se a homenagem e reconhecimento que recebeu na Câmara de Comércio Brasil/China pelo envio de três medicamentos produzidos à base de ervas para o combate à pneumonia asiática na China.

Os remédios produzidos pela doutora Terezinha foram o xarope de urucum (Bixa orellana), indicado no tratamento da pneumonia e tuberculose; a tintura de assa-peixe (Vernoinia ruficoma), uma erva originária da Baixada Maranhense, própria para a amenização dos efeitos da asma, bronquite e efisema pulmonar; e a essência de cabacinha (Luffa operculata), empregada em casos de sinusite, renite e adenóide.

Após a eficácia comprovada de medicamentos fitoterápicos maranhenses na época dessa epidemia, a doutora Terezinha Rêgo já foi procurada também por pesquisadores do Sudeste e Sul do país, para que sejam iniciadas pesquisas visando o combate à Influenza A (H1N1), ou gripe suína, como é conhecida.

A pesquisadora ainda colaborou no Acre, município de Xapuri, com cursos para agentes de saúde; na Inglaterra, onde expôs suas experiências no Museu Botânico e já foi incluída até no livro “Quem é quem no mundo”.

Atualmente, a doutora presta atendimento no seu consultório no Campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e coordena o Programa de Fitoterapia da mesma universidade. Em São Luís, trabalha para as comunidades da Vila Padre Xavier, São Bernardo, Colégio Liceu Maranhense, Colégio Pequeno Príncipe, Colégio Gonçalves Dias, Casa da Família Rural da Maioba e Pirâmide. O seu trabalho estende-se, também, aos municípios de Alcântara, Cururupu, Cajapió, Governador Nunes Freire, Itapecuru, Lago da Pedra, Presidente Dutra e Timbiras.

A fitoterapeuta contribui, também, para assistência aos portadores de doenças sexualmente transmissíveis. Os portadores de DST’s utilizam 12 medicamentos fitoterápicos preparados pelo Programa e Fitoterapia. “Não é a cura da Aids, mas esses medicamentos, sem dúvida, trazem alívio às doenças invasoras”, concluiu Terezinha.

Mais informações: pelos telefones (98) 3301-8585/3301-8524 (Consultório da Dr. Terezinha Rêgo) e/ou e-mail: t.rego@elo.com.br.

A maioridade penal no Brasil deve ser reduzida?

A proposta de baixar para menos de dezoito anos, a idade que permite a aplicação de penas previstas no Código Penal é um assunto que divide opiniões.O Blog Miscelânea quer saber a sua opinião. Deixe o seu comentário.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ilha Maravilha

Anne Santos

São Luís, velha catita, minha cidade bonita, debruçada sobre o Anil, podem julgar-te mendiga, descurosa rapariga, mas para mim, minha amiga, não há ninguém que consiga conter-me ou impedir que eu diga QUE ÉS A MELHOR DO BRASIL! O fragmento do poema Minha velha São Luís, de Fernando Viano, retrata bem os encantos e mistérios de São Luís.

O traçado de seus azulejos, o ladrilho de suas ruas, a alegria de seus festejos, a magia de seu folclore, a hospitalidade de sua gente fazem da Ilha Maravilha não ser apenas uma cidade. É uma pátria eminentemente histórica e de riquezas imensuráveis.

São Luís, a Upaon-Açu (Ilha Grande) dos Tupinambás, França Equinocial, Cidade do Senhor de La Ravardiere, Atenas Brasileira, Ilha do Amor, Jamaica Brasileira. São Luís, do Bumba-meu-boi, Tambor de crioula, Cacuriá, Reggae, Festa da Juçara. São Luís, dona de beleza singular conferida pelos seus sobradões de azulejos com soleiras de cantaria, beirais de faiança e sacadas de ferro. São Luís, lugar onde o passado se faz presente, conservado nas praças, igrejas, fontes, monumentos. São Luís, berço de lendas, de contos e relatos fantásticos. São Luís, que projeta sua beleza por onde passa é, sem dúvidas, ainda o melhor lugar para vivermos.

A nossa querida São Luís foi fundada em 1612 pelos Franceses, comandados por Daniel de La Touche, com a finalidade de instituir a França Equinocial. Não eram somente os franceses que queriam se instalar na capital. Os holandeses também a invadiram e os portugueses a colonizaram. Com essa diversidade de cultura e de pensamentos nasceu o povo ludovicense.

Mas o charme de São Luís não se deve apenas à beleza e valor do seu patrimônio arquitetônico, riqueza da culinária ou tradição na literatura. É quase impossível não relacionar a imagem de São Luís ao reggae. Nos sobradões, a nossa capital pode até ser Portugal. Mas no ritmo, é Jamaica. Nos clubes, nas ruas e até nas praias a onda gostosa do reggae de radiola contagia a todas as camadas sociais.

Tudo começou quando o magnata Riba Macedo trouxe de Belém do Pará um disco importado e começou a detonar na sua radiola as maiores “pedras de responsa”. Delírio total. Ninguém conseguia ficar parado ao som das “pedradas” vindas daquele verdadeiro paredão de som. O reggae inicialmente reinava nas periferias e tinha por adeptos principais os negros. Hoje, é natural ver um “play” curtindo um reggae no volume máximo do seu “carango”. São Luís ainda conseguiu se caracterizar com um estilo próprio, a mania de dançar agarradinho, que virou marca registrada do regueiro ludovicense.

Definitivamente o reggae aportou em São Luís do Maranhão. Aqui é verdadeiramente a capital do reggae e o melhor lugar para aprender, amar e conviver. JE T’ AIME, São Luís!

Quem matou Aparecida

Sou Gullarmaníaca de carteirinha. Por isso disponibilizo aqui o cordel "Quem matou Aparecida", de Ferreira Gullar, um dos gigantes da nossa literaura. Confira!

Quem matou Aparecida
História de uma favelada que ateou fogo às vestes
(Ferreira Gullar-1962)

Aparecida, esta moça
cuja história vou contar,
não teve glória nem fama
de que se possa falar.
Não teve nome distinto:
criança brincou na lama,
fez-se moça sem ter cama,
nasceu na Praia do Pinto,
morreu no mesmo lugar.

Praia do Pinto é favela
que fica atrás do Leblon.
O povo que mora nela
é tão pobre quanto bom:
cozinha sem ter panela,
namora sem ter janela,
tem por escola a miséria
e a paciência por dom.

No dia que a paciência
do favelado acabar,
que ele ganhar consciência
para se unir e lutar,
seu filho terá comida
e escola para estudar.
Terá água, terá roupa,
terá casa pra morar.
No dia que o favelado
resolver se libertar.

Mas a nossa Aparecida
chegou cedo por demais,
por isso perdeu a vida
que ninguém lhe dará mais.
É sua história esquecida
de poucos meses atrás,
e essa vida perdida
de uma moça sem cartaz
que está aqui pra ser lida
porque nela está contida
a lição que aprenderás.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Quando o sol da cultura está baixo, até os mais ínfimos seres emitem luz

Marcel Proust, grande escritor e exemplo máximo de uma vida dedicada unicamente à leitura e à literatura, disse em seus escritos “cada leitor, quando lê, é um leitor de si mesmo”. O que Proust evidencia nessa frase deixa em aberto uma série de interpretações que podem ser realizadas a partir do hábito entusiástico e não visto como uma obrigação, pela leitura. 

Estar em contato com o universo das palavras e nele encontrar uma atividade prazerosa, ao mesmo tempo que nos leva a absorver todo o conhecimento exterior, também nos conduz a uma busca de tudo que representa algo de nós mesmos nesse conhecimento que chega até nós. Em cada nova leitura, ocorre algo semelhante a uma lapidação de nossos desejos e predileções. 

Os livros constituem um tipo de transporte de conhecimento diferente da televisão por exemplo, onde as informações são transmitidas a todo o momento, e para tal, só precisa de nossa permissão para a passagem de suas imagens através de nosso córtex. O nível de saber que podemos extrair de um livro possui o mesmo limite de nossa vontade de fazê-lo. E, ao contrário das informações “prontas” da televisão, temos a total liberdade de interpretação, o que confere o aperfeiçoamento de nosso senso crítico e o melhoramento de como nos posicionamos diante do mundo. 

O hábito da leitura não possui caráter elitista e nem está associado ao poder aquisitivo. Em qualquer cidade, por menor que seja, há uma biblioteca, basta que tenhamos interesse em desvendar todo o mistério contido nela. Ao ler, nos tornamos mais cultos, mais seguros de nossas convicções, nos expressamos e escrevemos melhor. Medidas públicas devem ser realizadas para garantir essa acessibilidade e assim, seus respectivos países possam brilhar, iluminados pelo sol da cultura.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Delegacia virtual disponibiliza registros de ocorrências online

Furtos ou extravio de documentos, roubos de celulares e mapeamento de foragidos da justiça agora podem ser registrados virtualmente por meio da Delegacia Virtual da Polícia Civil. O serviço, disponível no endereço eletrônico www.delegaciaonline.ma.gov.br, foi implantado no Maranhão com o intuito de facilitar o acesso do cidadão ao serviço público.

Funcionamento
O usuário, após fazer o registro no site, receberá um documento confirmando a validação de sua ocorrência, gerando um boletim de ocorrência eletrônico com número, dados, e ocorrências do cidadão. O solicitante poderá acompanhar a resolução do registro, em casos de furto, diretamente com uma autoridade policial na delegacia de seu respectivo bairro ou num distrito situado no local da infração.

O serviço é gerenciado por atendentes treinados e capacitados para operar o sistema.

Fonte: Blog Oficial do Governo do MA (governoma.blogspot.com)

Pena de Morte: Você é a favor?

A pena de morte é um assunto que vem suscitando grandes polêmicas. Sua validade é discutida em todos os setores da sociedade, envolvendo presidentes, juristas e até o Papa. Essa polêmica já existe há séculos e nunca se chegou a uma unanimidade e talvez nunca se chegue. Muitas pessoas se posicionam contra ou a favor da pena de morte, mas não sabem justificar com exatidão a posição que assumem. O Blog Miscelânea quer saber a sua opinião. Aproveite o espaço para comentários.

Projeto mapeia língua falada no Maranhão

Anne Santos

Movidos pela necessidade de mapear a realidade linguístico-cultural do estado, um grupo de professores e alunos do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desenvolvem há oito anos o Projeto Atlas Lingüístico do Maranhão (ALIMA). Além de mapear a realidade linguístico-cultural do estado, o projeto tenta resgatar a origem de algumas formas lexicais da linguagem maranhense.

Segundo um dos coordenadores do projeto, o professor pesquisador José de Ribamar Mendes, a equipe de professores pesquisadores, auxiliares de pesquisa e colaboradores do ALIMA documentam a linguagem em diferentes níveis de observação: a pronúncia, a entoação, o vocabulário, os conteúdos semânticos e a organização da frase. “O trabalho avalia mais especificamente o campo da Geolingüística, o uso da língua distribuído no espaço geográfico”, diz.

Mendes explica, também, que essa documentação é feita por meio de gravações em 18 municípios maranhenses (São Luís, Alto Parnaíba, Araioses, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Carutapera, Caxias, Codó, Imperatriz, Maracaçumé, Pinheiro, Raposa, Santa Luzia, São João dos Patos e
Turiaçu) selecionados em razão de sua situação geográfica, sua história, tipo de povoamento, situação econômica (atual e passada) e demográfica.


“A partir do levantamento se tem a documentação real falada hoje no Maranhão e podemos fazer estudos ao longo de vários anos para inseri-la nas universidades e nas escolas públicas e privadas para que os alunos possam entender as variações existentes na língua e, principalmente, contribuir no entendimento maior do que é a língua portuguesa maranhense hoje”, conclui Mendes.

Publicações - As pesquisas do Projeto ALIMA já renderam as seguintes publicações: “o Português Falado no Maranhão: Estudos preliminares”, “A diversidade do Português Falado no Maranhão” e “Glossário de termos do universo do caranguejo”.

As publicações do ALIMA podem ser adquiridas na sala do Projeto ou nas livrarias Prazer de Ler (CCH/ Campus do Bacanga), Athenas (Rua do Sol e Shopping Monumental) e na Banca de Revistas Fênix (Rodoviária de São Luís, Posto Esso/Ponta D’Areia).

Mais informações sobre o projeto, acesse www.alima.ufma.br ou contate pelos telefones (98) 3301-8343/3301-8322.

 “Maranhês”
Conheça algumas das expressões populares
maranhenses estudadas pelo ALIMA:

Ariri de festa (antiga): arroz de festa, rato de
festa (atual);
Bater a cachimba (antiga): bater as botas (atual);
Cheio de nove horas (antiga): cheio de não me
toque (atual);
Do tempo do ronca (antiga): do arco da velha,
mil novecentos e carne de porco (atual);
Engolir em cheio (antiga): engolir sapo (atual);
Dar um tiro na macaca (antiga): ficou para titia
(atual);
Fala mais que a nega do leite (antiga): fala pelos
cotovelos (atual);
Festa de arromba (antiga): festa irada (atual);
Ficou com cara de Nhô Zé (antiga): ficou com
cara de tocha (atual).
Quando a galinha ciscar para frente (antiga):
nem que a vaca tussa, só no dia de São Nunca
(atual);
Sossegar o facho (antiga): deixar de acesume
(atual);
Só quer ser 31 de fevereiro (antiga): só quer
ser a bala que matou Kennedy (atual).

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

As 10 ideias sustentáveis mais curiosas

Atualmente, muito se fala a respeito de preservação ao meio ambiente, mas pouco se faz na prática. Confira aqui dez invenções inusitadas que respeitam a Mãe Natureza:

1 – Hotel oferece refeições de graça para quem estiver disposto a gerar eletricidade


O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca, oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade – aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais.

2 – Bar capta energia produzida pela dança de seus frequentadores


Todas as luzes e os sons de uma “balada” gastam uma quantia considerável de eletricidade. Pensando nisso, o dono do Bar Surya, em Londres, refez o chão da pista de dança de seu estabelecimento e o revestiu com placas que, ao serem pressionadas pelos frequentadores do lugar, produzem corrente elétrica. Essa energia é então usada para ajudar na carga elétrica necessária à casa. Andrew Charalambous, o visionário dono do bar, diz que a eletricidade produzida pela pista modificada representa 60% da necessidade energética do lugar.

3 – Bordel oferece desconto aos clientes que forem de bicicleta


Uma casa de diversão adulta encontrou uma maneira de atrair mais frequentadores, espantando a crise econômica, e ainda ajudar a frear as mudanças climáticas globais. Quem chega de bicicleta, ganha desconto. Segundo Thomas Goetz, dono do bordel “Maison D’envie”, a recessão atingiu em cheio os negócios. Consumidores que foram ao bordel pedalando, ou que provarem ter utilizado um meio de transporte público, recebem 5 euros de desconto sobre os tabelados 70 euros (mais de 150 reais) para 45 minutos.

4 – Empresa cria impressora que não usa tinta nem papel


Quem disse que uma impressora precisa de tinta ou papel para existir? Conheça a Impressora PrePean. Diferente das convencionais, ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas feitas especialmente para isso. Além de serem à prova d’água, elas podem ser facilmente apagadas. É só colocá-las novamente na impressora que, através de outra temperatura, a próxima impressão ficará no lugar da anterior. A mágica faz com que apenas uma dessas folhas possa ser utilizada mil vezes.

5 – Universidade constroi “telhado verde”


O Design Verde é uma tendência da arquitetura moderna, e não estamos falando apenas da cor, mas sim de locais como o prédio de cinco andares da Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura. A construção conta com uma cobertura vegetal e sua forma orgânica se mistura com a natureza onde está inserida. Os telhados revestidos de grama servem como ponto de encontro informal, além de ajudar no equilíbrio térmico do edifício e na absorção da água da chuva.

6 – Designer cria pia que utiliza água desperdiçada para regar planta


Feita de concreto polido, a Pia batizada de Jardim Zen possui um canal que aproveita a água utilizada na lavagem das mãos para molhar uma planta. Criado pelo jovem designer Jean-Michel Montreal Gauvreau, a pia vem em bacia dupla ou modelo simples. Se você está preocupado eu ensaboar toda a sua plantinha, relaxe. Uma peça no início do canal drena o liquido e só deixa água sem sabão escorrer até a planta.

7 – Designer cria chuveiro que o obriga a sair quando já desperdiçou muita água


O designer Tommaso Colia criou uma solução para aqueles que adoram passar um tempão tomando uma ducha relaxante (é, você mesmo!). O chuveiro Eco Drop possui círculos concêntricos como tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Após um tempo, a sensação fica tão incômoda que te força a sair do banho e, consequentemente, economizar água. Cerca de 20% de toda energia gasta no lar vem da água quente utilizada no banho – seis vezes mais do que a iluminação doméstica, por exemplo.

8 – Designer cria interruptor que muda de cor para ensinar crianças a economizar energia


Tio é o nome do interruptor em forma de fantasma que avisa, através de sutis luzes, há quanto tempo a lâmpada está acesa. Até uma hora, a expressão do fantasminha é feliz e a luz do interruptor permanece verde. Se a luz é deixada ligada por mais de quatro horas, ele se assusta e fica amarelo. Já se o morador da casa se atreve a deixar a luz acesa por mais de oito horas, o até então amigável fantasma se zanga e fica vermelho. Com o auxílio visual e tátil, espera-se que as crianças comecem a tomar consciência do desperdício de energia logo cedo, e de uma maneira divertida.

9 – Empresa cria grampeador sem grampos para evitar poluição


Grampos de grampeador são tão poluentes que uma empresa decidiu criar um novo modelo do produto, sem grampos! Em vez dos grampos a que todos estamos acostumados, ele “recorta pequenas tiras de papel e as usa para costurar até cinco folhas de papel juntas”. Se você se empolgou com a ideia, pode encomendar esses grampeadores personalizados para que sua empresa se vanglorie de contribuir para um mundo livre grampeadores com grampos.

10 – Designer cria carregador de iPhone alimentado por aperto de mão


Eis uma invenção que dará uma mão na economia de energia. Carregue seu iPhone com um aperto de mão! O conceito foi chamado de “You can work it out” – uma brincadeira entre encontrar uma solução (work it out) e exercitar-se (to work out) – e foi pensado por Mac Funamizu.

Do óleo de cozinha ao sabão

Projeto em São Luís ajuda a preservar o meio ambiente através da reciclagem do óleo de cozinha.


Em tempos de poupar o meio ambiente, a palavra de ordem é reciclar. Mas, você sabe como descartar o óleo de cozinha que já não pode mais ser utilizado? Em São Luís, um projeto de reciclagem deste resíduo visa dar uma destinação ambientalmente correta para o óleo de fritura e conscientizar os moradores quanto ao procedimento adequado. A iniciativa é da Prefeitura de São Luís em parceria com a Oleaginosas Maranhenses (Oleama) – empresa do segmento de produtos de limpeza – que recolhe o material coletado e o transforma em sabão.

Segundo a diretora da Oleama, Neide Oliveira, em seis meses, foram mais de 1.000 litros recolhidos. “São quase 10 pontos de coleta na cidade, entre condomínios residenciais, bares, hotéis e lanchonetes. A nossa meta é expandir o projeto para o interior maranhense nos próximos meses, incentivando as comunidades a efetivarem a coleta seletiva do óleo de cozinha”, disse Neide Oliveira.

Neide lembra também que o sucesso desse programa depende inteiramente da participação da comunidade. “O trabalho da Oleama não só impede que o resíduo chegue a um destino indesejado, como o transforma em algo útil: sabão”, completa.

Reciclagem gera benefícios

Diariamente, em milhões de lares brasileiros, o
óleo de fritura é jogado fora pela pia da cozinha. O ato,
muito comum, é aparentemente inofensivo. Mas os
impactos ambientais são de proporções trágicas.
Já parou para pensar para onde vai o óleo de cozinha que joga pelo ralo da pia? Pois ele seguirá para as redes de esgoto, que são despejadas, em sua maioria, em rios e mares, poluindo estes locais com uma película que impede a passagem de oxigênio.

O óleo usado contribui também para o entupimento da rede de esgotos, pois junto com outros detritos, ele cria placas que impedem o escoamento das águas. Além disso, para desentupir os encanamentos, são utilizados produtos altamente tóxicos que acabam prejudicando o meio ambiente.

Para que isso não aconteça, é necessário fazer a reciclagem do óleo de cozinha usado, que gera vários benefícios ambientais. O mais imediato é a preservação dos mananciais e lençóis freáticos utilizados no abastecimento público.

O químico industrial da Oleama, Alyson Pereira, explica que cada litro de óleo despejado no esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água. “A impermeabilização da água causada pela camada de óleo mata tudo o que há de vivo dentro dela”.

Alyson diz também que além de causar danos à vida aquática, descartar o óleo inadequadamente na natureza, pode causar enchentes nas áreas urbanas, pois causa a impermeabilização do solo, além disso atrai pragas urbanas e danifica as redes de esgoto. “O descarte incorreto deste resíduo traz muitas conseqüências para o meio ambiente, por isso faz-se necessário reaproveitar este material de forma sustentável, seja na fabricação do sabão ou de qualquer outro produto”, ressalta o químico.

Processo
A cidade de São Luís é a terceira do país a aderir ao processo de coleta seletiva de óleo de cozinha em condomínios. A iniciativa no município começou a ser implementada em dezembro de 2009 nos condomínios da Rua do Aririzal - em função do grande número de condomínios situados naquela via - entre eles o Ferrazi, Madri, Valência II, Bouganville, Vilage das Palmeiras II e D’Italy IV. Em cada um foram instaladas, em local acessível, unidades receptoras com capacidade volumétrica de 25 litros para o recolhimento do óleo doméstico, que é feito semanalmente por equipes da Oleama.

Nos domicílios, foram distribuídos pela empresa mini-depósitos de 500 ml para que o óleo seja armazenado e transportado pelos moradores às unidades receptoras de seus condomínios. O projeto se expandiu. Hoje, restaurantes, bares, hotéis e lanchonetes já possuem também as unidades receptoras.

Transporte
O transporte do material coletado é feito por funcionários da Olema nos locais previamente estabelecidos, para a sede da empresa. Com a chegada do material, inicia-se o processo de transformação do óleo de cozinha usado em sabão, que passa pelas seguintes etapas:

• Decantação do resíduo sólido;
• Neutralização da acidez da gordura reciclável;
• Clarificação que é feita com argilas clarificantes. Esse processo dura cerca de 40 minutos;
• Filtragem para a retirada do resíduo;
• Segue para o laboratório onde é realizada a análise que determina o teor de soda livre, conforme o padrão estabelecido pela ANVISA;
• Fabricação de Sabão em barras;
• E finalmente é aplicado a fragrância. Além do sabão, o óleo de cozinha pode ser utilizado para produzir produtos de beleza, tintas, ração.

Você sabia que…
• Um único litro de óleo contamina centenas de litros de água?
• Ao alcançar a rede coletora de esgotos, o óleo cria uma barreira que impede a passagem de água, causando entupimentos e enchentes?
• Se chegar aos rios, o óleo impede a entrada de luz e a oxigenação na água, prejudicando a vida local?

Confira os pontos de coleta em São Luís
Bom Sabor
Cheiro Verde
Cabana do Sol
Café & Companhia
Condomínios da Rua do Aririzal
Hotéis Abeville, Luzeiros, Pestana e Skina Palace

Turismo e Comunicação

Anne Santos

Criou-se o hábito de dizer que tudo é Marketing. O que faz com que frequentemente o termo seja relacionado exclusivamente com vendas e propaganda. E embora estas duas ferramentas também sejam fundamentais, dentro do processo são apenas uma das muitas funções exercidas pelo Marketing.
Hoje, o conceito de Marketing é muito amplo e envolve outras diversas terminologias, mas pode ser resumido como “o processo social e gerencial através dos quais os indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e que desejam, criando e trocando produtos e valores com outros”. Atualmente,
as empresas que mais se destacam são as que mais investem em conhecer as necessidades dos seus clientes. Por exemplo, um comprador de um Honda Civic não está comprando apenas um transporte, está adquirindo status, glamour e sofisticação.

Desse modo, percebe-se que Marketing não é somente anunciar e vender um produto, significa satisfazer as necessidades do cliente. E satisfação está inteiramente relacionada ao produto ou serviço oferecido: se atendeu as expectativas, superou ou se ficou abaixo do que o cliente esperava. Mesmo tendo um bom produto, estrutura ou uma capacidade de entrega maior e mais eficiente que os concorrentes, o que se costuma observar é que muitas empresas não conseguem manter o cliente satisfeito e o principal motivo é um mau atendimento realizado por um funcionário mal treinado operando na linha de frente. E com a variedade de marcas, produtos e serviços oferecidos hoje no mercado e as facilidades de acesso a eles, sabe-se que o cliente insatisfeito não retorna.

Nesse contexto, as empresas começam a perceber que perder um cliente significa muito mais que perder uma venda, significa perder várias vendas. Assim, tornar-se vital, que a qualidade do serviço percebida pelo cliente, seja positiva e inesquecível.

E como exemplo de serviço que depende, e muito, de um bom atendimento destaca-se o turismo. Hoje, o Brasil é o 5º melhor país para turistas internacionais, deixando para trás países mais tradicionais como Espanha, França e Grécia e a meta é que até 2020 esteja entre os 10 destinos turísticos mais procurados do mundo, conforme dados do Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur .

As metas prevêem ainda a geração de 1,7 milhão de novos empregos ligados diretamente ao turismo até 2010, o que significará um aumento de 28% frente aos atuais 6 milhões. Além disso, segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica – FIPE, da Universidade de São Paulo para o Ministério do Turismo, o turista que chega ao Brasil gasta em média por dia US$ 91,74 e permanece de 18 a 19 dias.

Estes números refletem a importância do setor turístico na economia do país. Por isso, alguns estudiosos afirmam que o turismo transformou-se em uma Catedral de Consumo, composta por sete Arenas da Comunicação: Propaganda, Feiras, Moda, Marketing Digital, Marketing Esportivo, Varejo e Entretenimento. Estas Arenas são responsáveis, em direcionar a Gestão Estratégica da Comunicação, que tem como ponto de partida conhecer as diferentes necessidades do consumidor. E quando a empresa identifica o perfil do comportamento de compra do consumidor ela conseguirá o seu objetivo pretendido: destacar-se no meio de tantas outras marcas, ser percebido pelo cliente.

Além disso, poderá escolher entre as mais diversas ferramentas de comunicação, sendo as tradicionais – Propaganda, Relações Públicas, Marketing Direto, Promoção de Vendas, Venda Pessoal e Merchandising – ou as formas inovadoras, que utilizam a tecnologia da informação para atingir o seu público. Pode-se destacar dentre tais ferramentas, a Venda Pessoal e o papel do Relações Públicas como peças fundamentais para o setor de turismo.

É notório que Venda Pessoal está inteiramente relacionada em contato direto com o cliente, mas como realizar um bom atendimento sem saber comunicar-se adequadamente? Para se obter êxito na Venda Pessoal é necessário capacitar o promotor de vendas. Entretanto, o que se observa é a baixa qualificação deste setor, sem o perfil exigido pelo mercado. E uma falha neste contato pode significar a não satisfação do cliente e abalar a imagem da empresa junto a este consumidor. Para que isso não aconteça, faz-se necessário realizar o Gerenciamento da Força de Vendas, que se resume às seguintes etapas: Planejar a estratégia e a estrutura da força de vendas; Recrutar e selecionar a equipe; Compensar os vencedores; Supervisionar o pessoal; e Avaliar a equipe.

E é claro, que não se pode ignorar também o papel do Relações Públicas nesse contexto, que oferece uma grande vantagem competitiva dentro da área de turismo, hotelaria, companhias aéreas, restaurantes e serviços de viagem em geral. Um programa de Relações Públicas efetivo pode prover uma boa imagem dentro da indústria de turismo, gerar dividendos quanto à preferência
dos consumidores e, ainda, ajudar a atrair e reter funcionários talentosos.

Nesse sentido, o intuito maior é perceber o turismo, não como uma atividade isolada, mas que dela derivam uma série de fornecedores. Indo desde a agência que venderá as passagens, passando pelo hotel, táxis, bancos, restaurantes, passeios e presentes. Por isso, é imprescindível se realizar a Gestão da Comunicação Integrada, pois os consumidores são diferentes e viajam por diferentes motivos – de lazer a negócios, e cada turista possui um distinto comportamento de compra. Há de se destacar também que o turismo amplia as possibilidades de crescimento do país, no momento em que promove a movimentação da economia, atrai investimentos e promove a geração de postos de trabalho, direta e indiretamente, com a entrada de divisas. Daí a importância em estimular ainda mais o crescimento deste setor, com investimento em treinamentos, infraestrutura e conservação do patrimônio.

Com essa visão, o Brasil poderá, sem dúvida alguma, conforme prevê a Embratur, estar até 2020 entre os 10 países mais visitados no mundo. Provando que além do carnaval, futebol e da caipirinha, o “jeitinho brasileiro” pode conquistar o turista com sua hospitalidade e habilidade em Comunicação.

*Pós-graduanda em Comunicação e Marketing

Família em São Luís pede doação de sangue O negativo

Familiares de Rosaura Lauletta Leitão estão pedindo a ajuda de pessoas que possam doar sangue do tipo O negativo, difícil de ser encontrado.

Segundo Rosângela Leitão, que é filha de Rosaura Leitão, a paciente precisa da doação de sangue para fazer uma cirurgia cardíaca.

Rosaura Leitão está internada no Hospital Universitário Presidente Dutra, em São Luís. Quem puder ajudar pode procurar o Hemomar e informar que a doação é para Rosaura Leitão e o local de internação.

Mais informações com Rosângela Leitão no telefone (98) 8121 3494.

Fonte: Imirante

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ecologia direto da internet

Anne Santos


Que tal aproveitar a rede para preservar o meio ambiente, reciclar o lixo e reaproveitar vários materiais? Com apenas um clic e sem pagar nada, você pode ajudar o planeta e ser mais ecológico.

Por exemplo, no endereço http://www.akatu.com.br/ você confere dicas para evitar o desperdício de água e energia, além de orientações sobre como manipular os alimentos e separar corretamente o lixo para reciclagem.

E se você não sabe para onde enviar o material separado em casa, a resposta para isso também está ao alcance dos seus dedos: basta passar no site http://www.recicloteca.org.br/. Lá, é possível descobrir quais cooperativas, sucateiros e empresas da sua região recebem os recicláveis. Em São Luís, uma das entidades que reaproveitam estes materiais é a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – ASCAMAR, que atua na coleta de garrafas PET, jornais, papelão, plásticos e revistas. Parte desse material, principalmente papel e garrafas PET, é reciclado nas próprias instalações da ASCAMAR (mais informações pelos fones 8857-7901 e 8867-2429).

Inclusive, sabia que dá pra fazer cadeiras e sofás com garrafa PET ou luminárias reaproveitando materiais domésticos? Um lugar que você pode conferir tudo isso é no http://www.ecoblogs.com.br/, que traz várias ideias diferentes de artesanato com materiais recicláveis. E, ainda, no http://www.artereciclada.com.br/, é possível aprender, passo-a-passo, a fazer artesanato com sucata. Na página, tem de tudo: porta retrato, árvore de Natal com folhas de revista, croché de sacolas plásticas, vassoura e cortina de garrafa PET, luminária de latinha, pandeiro com tampinhas de garrafa e retalhos de pano, e muito mais.

Outra dica, para você se manter atualizado sobre as questões ambientais, é no site http://www.planetasustentavel.com.br/, que disponibiliza coletâneas de matérias e artigos verdes publicados por várias revistas brasileiras, textos reflexivos e orientações práticas para o dia-a-dia.

Além disso, quer saber como diminuir o impacto do efeito estufa? Se bateu a curiosidade, então tecla aí rapidinho: http://www.iniciativaverde.org.br/. O site incentiva o plantio de árvores para compensar os gases que emitimos ao andar de ônibus, ao consumir energia elétrica, e etc.

Pela internet, você pode assistir também a vídeos ambientais. No http://www.eco1.com.br/, portal semelhante ao YouTube, as pessoas gravam vídeos e colocam lá para que outros possam assisti-los. A única diferença é que ali só entram vídeos sobre Educação Ambiental.

O http://www.reporterecologico.com.br/ e http://www.trilhaambiental.com/ também utilizam o vídeo como ferramenta didática, visando sempre a conscientização ambiental. Vale conferir!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Pedra da Memória e seu lamentável esquecimento

Fábio Henrique Farias Carvalho

Pedra da Memória: descaso com o patrimônio histórico da cidade

Inicialmente, a Pedra da Memória foi instalada em frente ao antigo Quartel do 5º Batalhão de Infantaria no Campo de Ourique em 1841, data essa em que se comemorava a Coroação de D. Pedro II, permanecendo lá até a demolição desse antigo quartel.

Jogada ao relento e ao descaso, a Pedra contou com substancial ajuda do escritor Joaquim Luz que se empenhou imensamente pela sua instalação no local onde até hoje permanece, porém, abandonada e tristemente esquecida.

Chega a ser irônico, mas a Pedra da Memória foi esquecida pelo Poder Público Municipal e Estadual, e para agravar a situação, retiraram os dois canhões que a ladeavam para a execução de uma reforma que nunca foi concluída.

E por falar nesse assunto, tal reforma revitalizaria toda a muralha do Palácio dos Leões bem como os Baluartes São Cosme e Damião e quando concluída teria-se o total de 16 baterias de canhões. Porém, no Maranhão, tudo é levado no deboche e na galhardia, nada podendo se esperar, quanto mais a conclusão de uma obra.

Os canhões, além de históricos, davam um toque de beleza e nos remetiam a um passado bucólico e romântico da São Luís dos anos 50. No Maranhão, é muito comum políticos e espertalhões de plantão apropriarem-se de algo que não é seu. Aqui tem de tudo: é ex-Presidente da República que usurpa o portão secular do cemitério de Alcântara e coloca em sua casa com o maior descaramento; é político que se acha dono de imagens de santos e obras, artes seculares guardadas nas Igrejas ou nos Museus, e as colocam na sala de sua casa; é político, que na maior cara de pau do mundo, retira Pedras de Cantaria do centro histórico de São Luís para decorar seu jardim particular; e por aí vai. Agora, são os nossos canhões que representam as batalhas e as glórias do Maranhão que estão sumidos.

Para onde foram?
Não quero crer que tenham parado na casa de algum Desembargador ou Deputado, mas deixo a dica no ar.
Voltando a Pedra da Memória, fico a pensar o quanto nossos administradores são incessíveis com os nossos Monumentos Históricos que nada mais são do que um pedaço da história do Brasil.

Quando observo a Pedra da Memória ser vítima de políticos cretinos que se aproveitam do silêncio da madrugada para nela poder colar materiais de campanha, sinto náuseas, sem contar que a agressão maior é a pichação, um abuso e verdadeiro absurdo, e mesmo assim, ninguém toma uma atitude.

Quando a Governadora Roseana Sarney acorda e abre a janela do seu quarto no Palácio dos Leões, ela se depara com as Pichações da Pedra da Memória. Quando o Prefeito João Castelo vai trabalhar na Prefeitura, ele passa pela Pedra da Memória. No entanto, parecem estar sofrendo de cegueira mórbida ou então perderam o poder da indignação em ver a sua cidade sendo consumida pelas ações de marginais.
Até quando a Pedra da Memória ficará do jeito que está? E os nossos Canhões vão aparecer ou não? Eis a questão.

O filósofo Plutarco cita que o “importante não é correr, é andar'', mas no Maranhão nem se corre nem se anda, na maioria das vezes se rasteja, sobretudo no descaminho da submissão e do silêncio indesejado que tanto mal faz a sociedade.

A Pedra da Memória ou é mais um lamentável esquecimento ou então é o retrato fiel dos políticos que nos representam.

Fonte: http://fabiohenriquefc.blogspot.com/

Professor lança blog de História do Brasil


O historiador e professor de história da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Fico, lançou na última semana de dezembro o blog"Brasil Recente". Especialista em Ditadura Militar brasileira (1965-1985), Fico vai abordar no blog personagens, eventos e memórias do Brasil após o golpe de 1964.

"Brasil Recente" já conta com quatro textos publicados, que abordam temas do momento, como a abertura de arquivos sensíveise também a sucessão presidencial. O blog está dividido em várias seções, sendo possível encontrar artigos, dicas de leitura, documentos, vídeos e referências bibliográficas. Gostou?

Então, acesse: www.brasilrecente.com

Mídias sociais não substituem sites corporativos

Esther Hinrichsen


Com a ascensão das mídias sociais, muitas empresas estão deixando de atualizar e até mesmo de possuir sites corporativos. Essa nova tendência que desponta para o início de 2011, ocorre pelo fato de que muitos gestores acreditam que as redes sociais já suprem em grande parte, suas necessidades na internet.


Entretanto, esse movimento pode ser bastante perigoso. Por mais que uma rede social ajude na divulgação de uma empresa e de seus serviços/produtos, elas ainda não comportam todas as necessidades de uma marca. Isso quer dizer que ainda se faz necessário às empresas, ter um site corporativo que reflita fielmente a imagem que elas desejam transparecer.

No que diz respeito a divulgações e relacionamentos, as mídias sociais se mostram muito eficientes. Elas propiciam um forte eco que geralmente resulta em retorno financeiro rápido. Porém, elas não são suficientes.
O site corporativo ocupa o lugar de fachada da empresa na internet. É o lugar onde o cliente pode visualizar - com detalhes - o que a empresa é capaz de fazer, o que já fez e o mais importante, sentir ou não confiança no que ela transmite.

Em uma analogia simples, as mídias sociais são como um outdoor interativo e o site corporativo como uma sede da empresa na web - talvez daí venha o termo “endereço eletrônico”. Cada um tem suas especificidades e merece cuidados, mas sem esquecer que ambos fazem parte de uma mesma coisa.
Nesse aspecto, temos as mídias sociais - chamativas e criativas - trabalhando com o portal corporativo - que deve estar limpo, organizado e sempre atualizado. Em resumo, elas são como uma via de mão dupla enquanto o site é de mão única.

Sendo assim, o mais correto é uma empresa usar as duas ferramentas em conjunto, pois desta forma estará aproveitando amplamente as vantagens que a internet pode oferecer para sua empresa. O mais importante é respeitar e aproveitar o que cada um tem de melhor para ser usado sempre em seu favor.

* Esther Hinrichsen é técnica em informática e desenvolvedora web da dBrain, agência especializada em marketing de canais.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Férias: Confira o roteiro das opções para quem quer se divertir na cidade

Anne Santos

Janeiro é mês de férias e período em que a procura por espaços culturais, roteiros de viagens e opções de entretenimento aumenta. Em São Luís, há várias opções. O Blog Miscelânea levantou algumas opções e sugere alguns roteiros de lazer, cultura e diversão.
Centro Histórico de São Luís

O roteiro das férias pode começar pelos cinemas. Nos cines Box, Rio Anil e Praia Grande você encontra opções para todos os gostos, com comédias, infantis, dramas, aventuras, épicos e muito mais, e os horários são bastante flexíveis, começando às 13h e terminando às 22h.

Quem não gosta de ver filmes na telona e prefere um contato maior com a natureza, São Luís oferece belas praias. Ponta D’Areia, São Marcos, Calhau, Caolho, Olho D’Água, Meio e Araçagy sempre ficam lotadas nessa época do ano. Afinal, nada melhor que tomar um banho de mar, nadar, caminhar na orla, pegar um bronzeado e conhecer pessoas diferentes. Existem mil e uma atividades que podem ser feitas na praia, basta você encontrar uma que faça seu estilo.
Igreja da Sé

Outra dica é visitar os monumentos e pontos históricos da cidade, como as fontes do Ribeirão - famosa pelos seus túneis - e das Pedras, o Convento das Mercês, o Palácio dos Leões, sede do governo estadual, e as igrejas centenárias da Sé, Do Carmo, Dos Remédios, Santo Antônio, São João, Do Desterro, todas no Centro da cidade.

Os museus também não podem ficar esquecidos. Temos a Casa de Nhozinho e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Praia Grande; o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, na rua do Sol; o Museu de Artes Sacras; o Museu de Artes Visuais; a Cafua das Mercês, no Desterro, e muitos outros.

Outra dica é aproveitar esse tempo sem trabalho, estágio, faculdade, escolas e afins, para praticar alguma atividade física. As Avenidas Litorânea e a Lagoa da Jansen são bons locais para fazer caminhadas e corridas. 

“Primeiras Impressões”
Para quem quer apreciar obras de arte, fica em cartaz até o dia 07 de fevereiro a exposição “Primeiras Impressões”, da artista plástica Luciana Doudement, na Galeria Maggiorasca (Avenida Litorânea). Os quadros da artista estão à venda e podem ser contemplados diariamente das 16h às 23h.

Ao todo são 16 telas, com dimensões variando entre 40cm por 50cm e 50cm por 70cm, na técnica óleo sobre tela. Amante das cores e dos pincéis, a artista apresenta um trabalho no estilo impressionista clássico voltado para paisagens, florais e figuras humanas.

Colônias de férias
Destaque para a colônia de férias que o Serviço Social da Indústria (Sesi) do Maranhão promove de 18 a 21 de janeiro no Sesi Clube Araçagi, em São Luís,  e de 19 a 21 de janeiro na unidade do Sesi, em Bacabal. Destinada a crianças a partir dos cinco anos e adolescentes até os 12 anos, a Colônia de Férias do Sesi tem como objetivo proporcionar uma opção de lazer saudável e cultural. O evento também é aberto à comunidade em geral. 

Na programação, estão previstas atividades esportivas e recreativas em ginásio, piscina, brinquedos infláveis, oficinas de confecção de brinquedos, dança e cerâmica, passeio e apresentação circense. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h e 14h e 18h, em São Luís, e até as 17h30, em Bacabal. Outras informações sobre a Colônia de Férias podem ser obtidas pelo telefone (98) 3212-1862.

Trilha ecológica
Com três trilhas ecológicas disponíveis no Parque Botânico – Vale (3 km do centro da capital), de terça a domingo, de 9h às 14h, as pessoas podem apreciar espécies como copaíba, pequiá, fava-rosca, juçareiras e buritizeiros entre outras espécies da região. 

O local é um refúgio ideal para os amantes da natureza, um espaço verde em pleno coração urbano onde são realizadas atividades de pesquisa, lazer, cultura e educação ambiental. 

Durante esse período mais de 300 eventos foram realizados em suas instalações e cerca de 26 mil pessoas atendidas em oficinas, cursos e palestras. Para ter acesso ao Parque é necessário agendar antecipadamente a visita pelo telefone (98) 3218-6245, em dias úteis, exceto às segundas-feiras, a partir das 8h30. 

Por questões de segurança e organização, os grupos de visitantes são conduzidos por orientadores ambientais. Recomenda-se uso de sapatos fechados e calça para realização das trilhas. Entrada franca.