segunda-feira, 14 de março de 2011

Documentário Ilha das Flores, de Jorge Furtado, está completo no youtube

O documentário Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado, está disponível na íntegra na internet. O curta é um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o vídeo escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

Para assistir, acesse http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28.

Blog reúne mais de 200 livros sobre redes sociais, comunicação e web 2.0

O Blog Mídia 8 disponibilizou para download uma lista de 242 livros relacionados à área da comunicação. Os temas vão desde manuais práticos de redação jornalística até teorias da informação. Dentre as publicações estão O que é o virtual, de Pierre Levy; Redes sociais na internet, de Raquel Recuero e Como escrever para a web, de Guillermo Franco.

Confira a lista em http://www.blogmidia8.com/p/biblioteca-virtual.html

Cadernos do Ipea sobre comunicação prontos para baixar

Já estão na internet os três volumes da obra Panorama Brasileiro da Comunicação e das Telecomunicações, produzida por pesquisadores do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação). A pesquisa inédita foi divulgada em São Paulo no início do ano. O estudo lembra que os benefícios da convergência digital são usufruídos por uma minoria, pois apenas 7,5% da população possui acesso à banda larga. Há também artigos sobre tendências recentes da indústria, dados estatísticos sobre a abrangência do setor no Brasil, nos demais países da América Latina, em Portugal e na Espanha, além de um resgate da memória das associações científicas e acadêmicas brasileiras que tratam dessas questões.

Para acessar a obra, basta clicar nos links abaixo: 

Volume 1: Colaborações para o debate sobre telecomunicações e comunicação

Volume 2: Memória das associações científicas e acadêmicas de comunicação no Brasil

Volume 3: Tendências na comunicação

Jornal alternativo da década de 1970 disponível para download

Estão disponíveis, na internet, todas as edições do Jornal EX-, um dos expoentes da mídia alternativa durante a ditadura militar. Os interessados podem baixar os 16 números do periódico que foram às bancas, além de quatro especiais – dentre eles uma edição inédita, com textos de ex-editores contando toda a história do EX-, com fotos de época e depoimentos de colaboradores. O jornal mensal foi produzido entre 1973 e 1975, e teve vários exemplares recolhidos pela ditadura militar. O último número, “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”, revela o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, em outubro de 1975. Esta edição vendeu 50 mil exemplares, e foi a que levou ao encerramento da publicação.

A reunião das publicações é uma iniciativa da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e do Instituto Vladimir Herzog.  Conheça a história do Jornal EX- em http://www.imprensaoficial.com.br/jornalex/

Lançado guia para profissionais de comunicação sobre aborto

Aborto - Guia para profissionais de comunicação é uma obra das Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro, fruto de uma parceria entre Grupo Curumim, Ipas Brasil e Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA).

A publicação foi redigida pela socióloga Angela Freitas com o objetivo de apoiar o trabalho de jornalistas que pretendem tratar o tema do aborto de maneira informativa e qualificada. O texto apresenta um resgate histórico da proibição do aborto, prática que até 1830 não era punida no Brasil e que passa a ter uma legislação específica a partir da instauração do Código Criminal do Império. A publicação reúne, também, as normas técnicas do Ministério da Saúde sobre o tema e fornece dados sobre aborto no Brasil, na América Latina e no mundo. Além disso, apresenta argumentos em favor do direito ao aborto, apontando-o como uma questão de direitos humanos e cidadania.

A publicação está disponível na íntegra na internet. Confira em http://abortoemdebate.com.br/arquivos/Aborto_Guia_comunicacao.pdf.

domingo, 6 de março de 2011

Os dez mandamentos do professor

1- Honra teu salário, para que o teu nome não vá para o Serviço de Proteção ao Crédito.

2- Terás um bom relacionamento com os teus alunos, para que diminuas os teus problemas em sala de aula e não sofras tensão, medo e estresse.

3- Organizarás o teu tempo para que não sofras de esgotamento por acúmulo de trabalho.

4- Buscarás Formação Continuada para que possas desenvolver tua função de Educador com prazer e evitar a exaustão física e emocional.

5- Planejarás tua prática pedagógica em equipe com teus colegas para que, com a troca de experiências, facilite teu trabalho.

6- Desempenharás bem tua função de educador, só assim terás o reconhecimento da sociedade.

7- Ensinarás o teu aluno estimulando sua imaginação, despertando sua sensibilidade e ampliando seus horizontes.

8- Serás Sujeito de Transformação no processo de ensino e verás que o pequeno aluno de hoje, será o grande cidadão de amanhã.

9- Não frustrarás os objetivos da Pedagogia.

10- Honrarás tua conduta, pois ela impressionará teu aluno mais que tuas palavras.