segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Férias: Confira o roteiro das opções para quem quer se divertir na cidade

Anne Santos

Janeiro é mês de férias e período em que a procura por espaços culturais, roteiros de viagens e opções de entretenimento aumenta. Em São Luís, há várias opções. O Blog Miscelânea levantou algumas opções e sugere alguns roteiros de lazer, cultura e diversão.
Centro Histórico de São Luís

O roteiro das férias pode começar pelos cinemas. Nos cines Box, Rio Anil e Praia Grande você encontra opções para todos os gostos, com comédias, infantis, dramas, aventuras, épicos e muito mais, e os horários são bastante flexíveis, começando às 13h e terminando às 22h.

Quem não gosta de ver filmes na telona e prefere um contato maior com a natureza, São Luís oferece belas praias. Ponta D’Areia, São Marcos, Calhau, Caolho, Olho D’Água, Meio e Araçagy sempre ficam lotadas nessa época do ano. Afinal, nada melhor que tomar um banho de mar, nadar, caminhar na orla, pegar um bronzeado e conhecer pessoas diferentes. Existem mil e uma atividades que podem ser feitas na praia, basta você encontrar uma que faça seu estilo.
Igreja da Sé

Outra dica é visitar os monumentos e pontos históricos da cidade, como as fontes do Ribeirão - famosa pelos seus túneis - e das Pedras, o Convento das Mercês, o Palácio dos Leões, sede do governo estadual, e as igrejas centenárias da Sé, Do Carmo, Dos Remédios, Santo Antônio, São João, Do Desterro, todas no Centro da cidade.

Os museus também não podem ficar esquecidos. Temos a Casa de Nhozinho e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Praia Grande; o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, na rua do Sol; o Museu de Artes Sacras; o Museu de Artes Visuais; a Cafua das Mercês, no Desterro, e muitos outros.

Outra dica é aproveitar esse tempo sem trabalho, estágio, faculdade, escolas e afins, para praticar alguma atividade física. As Avenidas Litorânea e a Lagoa da Jansen são bons locais para fazer caminhadas e corridas. 

“Primeiras Impressões”
Para quem quer apreciar obras de arte, fica em cartaz até o dia 07 de fevereiro a exposição “Primeiras Impressões”, da artista plástica Luciana Doudement, na Galeria Maggiorasca (Avenida Litorânea). Os quadros da artista estão à venda e podem ser contemplados diariamente das 16h às 23h.

Ao todo são 16 telas, com dimensões variando entre 40cm por 50cm e 50cm por 70cm, na técnica óleo sobre tela. Amante das cores e dos pincéis, a artista apresenta um trabalho no estilo impressionista clássico voltado para paisagens, florais e figuras humanas.

Colônias de férias
Destaque para a colônia de férias que o Serviço Social da Indústria (Sesi) do Maranhão promove de 18 a 21 de janeiro no Sesi Clube Araçagi, em São Luís,  e de 19 a 21 de janeiro na unidade do Sesi, em Bacabal. Destinada a crianças a partir dos cinco anos e adolescentes até os 12 anos, a Colônia de Férias do Sesi tem como objetivo proporcionar uma opção de lazer saudável e cultural. O evento também é aberto à comunidade em geral. 

Na programação, estão previstas atividades esportivas e recreativas em ginásio, piscina, brinquedos infláveis, oficinas de confecção de brinquedos, dança e cerâmica, passeio e apresentação circense. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h e 14h e 18h, em São Luís, e até as 17h30, em Bacabal. Outras informações sobre a Colônia de Férias podem ser obtidas pelo telefone (98) 3212-1862.

Trilha ecológica
Com três trilhas ecológicas disponíveis no Parque Botânico – Vale (3 km do centro da capital), de terça a domingo, de 9h às 14h, as pessoas podem apreciar espécies como copaíba, pequiá, fava-rosca, juçareiras e buritizeiros entre outras espécies da região. 

O local é um refúgio ideal para os amantes da natureza, um espaço verde em pleno coração urbano onde são realizadas atividades de pesquisa, lazer, cultura e educação ambiental. 

Durante esse período mais de 300 eventos foram realizados em suas instalações e cerca de 26 mil pessoas atendidas em oficinas, cursos e palestras. Para ter acesso ao Parque é necessário agendar antecipadamente a visita pelo telefone (98) 3218-6245, em dias úteis, exceto às segundas-feiras, a partir das 8h30. 

Por questões de segurança e organização, os grupos de visitantes são conduzidos por orientadores ambientais. Recomenda-se uso de sapatos fechados e calça para realização das trilhas. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário