quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ecologia direto da internet

Anne Santos


Que tal aproveitar a rede para preservar o meio ambiente, reciclar o lixo e reaproveitar vários materiais? Com apenas um clic e sem pagar nada, você pode ajudar o planeta e ser mais ecológico.

Por exemplo, no endereço http://www.akatu.com.br/ você confere dicas para evitar o desperdício de água e energia, além de orientações sobre como manipular os alimentos e separar corretamente o lixo para reciclagem.

E se você não sabe para onde enviar o material separado em casa, a resposta para isso também está ao alcance dos seus dedos: basta passar no site http://www.recicloteca.org.br/. Lá, é possível descobrir quais cooperativas, sucateiros e empresas da sua região recebem os recicláveis. Em São Luís, uma das entidades que reaproveitam estes materiais é a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – ASCAMAR, que atua na coleta de garrafas PET, jornais, papelão, plásticos e revistas. Parte desse material, principalmente papel e garrafas PET, é reciclado nas próprias instalações da ASCAMAR (mais informações pelos fones 8857-7901 e 8867-2429).

Inclusive, sabia que dá pra fazer cadeiras e sofás com garrafa PET ou luminárias reaproveitando materiais domésticos? Um lugar que você pode conferir tudo isso é no http://www.ecoblogs.com.br/, que traz várias ideias diferentes de artesanato com materiais recicláveis. E, ainda, no http://www.artereciclada.com.br/, é possível aprender, passo-a-passo, a fazer artesanato com sucata. Na página, tem de tudo: porta retrato, árvore de Natal com folhas de revista, croché de sacolas plásticas, vassoura e cortina de garrafa PET, luminária de latinha, pandeiro com tampinhas de garrafa e retalhos de pano, e muito mais.

Outra dica, para você se manter atualizado sobre as questões ambientais, é no site http://www.planetasustentavel.com.br/, que disponibiliza coletâneas de matérias e artigos verdes publicados por várias revistas brasileiras, textos reflexivos e orientações práticas para o dia-a-dia.

Além disso, quer saber como diminuir o impacto do efeito estufa? Se bateu a curiosidade, então tecla aí rapidinho: http://www.iniciativaverde.org.br/. O site incentiva o plantio de árvores para compensar os gases que emitimos ao andar de ônibus, ao consumir energia elétrica, e etc.

Pela internet, você pode assistir também a vídeos ambientais. No http://www.eco1.com.br/, portal semelhante ao YouTube, as pessoas gravam vídeos e colocam lá para que outros possam assisti-los. A única diferença é que ali só entram vídeos sobre Educação Ambiental.

O http://www.reporterecologico.com.br/ e http://www.trilhaambiental.com/ também utilizam o vídeo como ferramenta didática, visando sempre a conscientização ambiental. Vale conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário